Realmente, essa é uma escolha que exige cautela e planejamento financeiro. Para ajudar, apresentamos as vantagens desses dois tipos de aquisição imobiliária. Se você está em uma situação parecida com a Maria citada no primeiro parágrafo, acompanhe este artigo para ter informações sobre o assunto e tomar uma decisão com mais segurança e tranquilidade.

Quais são as vantagens do imóvel na planta?

O imóvel na planta é uma das opções oferecidas pelas construtoras e incorporadoras na fase de lançamento das obras de um empreendimento. Para essas empresas, esse tipo de compra monetiza a fase das obras e assegura o retorno sobre o investimento.

A seguir, listamos os benefícios para os compradores. Acompanhe!

Valor reduzido

Muitas pessoas encontram dificuldades em reservar um valor mensal para comprar um imóvel à vista, afinal, grande parte da população mora de aluguel — que é uma das despesas que mais impactam no orçamento pessoal.

Para esse grupo, o imóvel na planta é uma opção que oferece condições favoráveis de pagamento. Em vista disso, o comprador tem um período maior para planejar as prestações. Normalmente os custos iniciais são menores porque o cliente paga apenas pela execução das obras, deixando o preço do imóvel para um período posterior.

Possibilidade de parcelamento da entrada

Outra razão que leva algumas pessoas a comprar um imóvel na planta é a possibilidade de negociar o valor de entrada. Desse modo, esse custo — que muitas vezes impede a realização do sonho da casa própria — é diluído, podendo chegar a até 36 meses.

Imagine que diferença essa facilidade oferece para um comprador que teria que desembolsar pelo menos 30% do preço total do imóvel! Dependendo da residência, esse custo pode chegar a 50 mil reais.

Taxas mais atraentes

As taxas cobradas durante o pagamento do financiamento são mais “suaves” do que em outros tipos de aquisição, uma vez que os reajustes das parcelas são feitos com base no Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Esse indicador reflete a evolução dos custos das construções habitacionais no Brasil, e nos últimos meses ficou em torno de 4%.

Garantia da construtora

É importante realizar a aquisição com uma construtora de confiança. Dessa forma, ela honrará o compromisso de entregar as chaves dentro do prazo estabelecido. Outra garantia é dada quando o imóvel fica pronto, atestando a qualidade da moradia.

Após a conclusão da obra, caso apareçam defeitos aparentes, vícios de construções ou problemas ocultos, o comprador ficará tranquilo, pois tem o conserto do imóvel assegurado pela construtora.

Personalização

Esse é um dos aspectos que mais atraem os compradores, afinal, é muito bom poder imprimir a sua personalidade na decoração e na disposição dos cômodos. Algumas construtoras oferecem a possibilidade do cliente customizar 100% do imóvel, outras disponibilizam kits com diversas opções pré-aprovadas de personalização.

Além disso, essa vantagem reduz futuros gastos com mudanças no design ou com reformas nos ambientes do imóvel. Sem falar que impede a frustração de entrar na moradia pronta e não gostar do acabamento, gerando o estresse de iniciar obras já morando no imóvel.

Quais são os benefícios do imóvel pronto?

Outro grupo de compradores opta pela aquisição do imóvel pronto. Esse tipo de moradia tem muitas vantagens. A seguir, listamos algumas delas.

Tudo certo para morar

Um dos maiores benefícios é que o imóvel está pronto, portanto, é só organizar a mudança. Esse é um grande diferencial para famílias que precisam se mudar para outra cidade por causa do trabalho. Além disso, um jovem que deseja iniciar a sua vida independente ou um casal que está com data marcada para o casamento verá o imóvel pronto com bons olhos.

Segurança na entrega

Quando a moradia já está terminada, a sua entrega ocorre com mais rapidez. Isso gera mais segurança no comprador, que não precisa se preocupar com um possível atraso na entrega das chaves.

Nem será necessário ficar acompanhando o andamento das obras para ter certeza de que os detalhes do projeto estão sendo cumpridos. Essa vantagem é apreciada por pessoas que têm uma vida muito ocupada e não dispõem de tempo para verificar cada etapa das obras.

Flexibilidade na escolha

Podemos apontar a flexibilidade como um dos benefícios da compra de um imóvel pronto, uma vez que o comprador tem diante de si muitas opções de moradias para escolher. Para isso, basta buscar no site da imobiliária a cartela de imóveis.

Depois disso, o cliente agenda uma visita à moradia para conhecer de perto os detalhes da decoração e dos ambientes. Caso não se agrade, o corretor pode apresentar outros tipos de residências até que uma se encaixe nas necessidades do comprador.

Financiamento imediato

Atualmente, os compradores de um imóvel pronto têm mais facilidade em conseguir um financiamento imobiliário imediato. Na hipótese do cumprimento dos requisitos dos bancos financiadores, o interessado dará um valor de entrada do imóvel.

Em seguida, o comprador pode ter o seu imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou pelo Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Dependendo do banco, o financiamento pode durar até 30 anos.

É interessante que o custo do parcelamento será de acordo com a renda mensal do comprador, sendo possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar o saldo devedor do financiamento.

Sem dúvidas, escolher entre um imóvel na planta ou pronto envolve a atenção aos fatores que citamos neste artigo. Para acertar nessa decisão, muitos optam pela consultoria dos profissionais de uma imobiliária. Com a experiência deles, o processo de compra será bem direcionado.

Esse auxílio envolve muito mais do que apresentar opções de moradias: engloba um estudo das necessidades do comprador para encontrar o melhor meio de pagamento e o tipo adequado de imóvel. O resultado é a satisfação e o contentamento sentidos por quem faz um bom negócio.

Fonte: newville.blog.br